23 de outubro de 2010
17 de outubro de 2010
Concerto na Igreja Nossa Senhora de Fátima na Parede
Apresentamos a seguir algumas fotos do concerto inserido no III Ciclo de Música Sacra nesta igreja.
O concerto encerrou com o Ave Verum de Mozart cantado em homenagem ao Padre José Baptista da Silva, falecido aos 90 anos, na noite do dia 4 de Outubro. O Padre “Zé”, como era conhecido, estava há 54 anos como prior da paróquia da Parede. Era um homem inteligente, culto, bom e muito amigo dos paroquianos. Deixou sempre a porta da sua igreja aberta para os concertos do Coro Vox Maris, acolhendo-nos sempre com entusiasmo e amizade. Era um apreciador da música sacra e particularmente desta peça de Mozart. O Maestro Rui Vicente Pinto lembrou como a igreja estava repleta de público quando da nossa última actuação em conjunto com um coro Galego, o Coral Polifónica S.M.Zamáns.
Fotos gentilmente cedidas pela Jane
O concerto encerrou com o Ave Verum de Mozart cantado em homenagem ao Padre José Baptista da Silva, falecido aos 90 anos, na noite do dia 4 de Outubro. O Padre “Zé”, como era conhecido, estava há 54 anos como prior da paróquia da Parede. Era um homem inteligente, culto, bom e muito amigo dos paroquianos. Deixou sempre a porta da sua igreja aberta para os concertos do Coro Vox Maris, acolhendo-nos sempre com entusiasmo e amizade. Era um apreciador da música sacra e particularmente desta peça de Mozart. O Maestro Rui Vicente Pinto lembrou como a igreja estava repleta de público quando da nossa última actuação em conjunto com um coro Galego, o Coral Polifónica S.M.Zamáns.
Fotos gentilmente cedidas pela Jane
Concerto com o coro Galego em Março de 2010.
Para visualizar o artigo sobre este concerto,
é favor clicar aqui
é favor clicar aqui
Padre José Baptista da Silva
Foto do Jornal Notícias de Cascais Oeiras
Etiquetas:
III Ciclo de Música Sacra
10 de outubro de 2010
4 de outubro de 2010
PRIMEIRO CONCERTO DO III CICLO DE MÚSICA SACRA
O primeiro concerto do III Ciclo de Música Sacra teve lugar na Igreja Matriz de Cascais no dia 2 de Outubro de 2010, às 21h30.
a alegria dos elementos do coro ao ouvir os aplausos do público
Fotos cedidas pela Jane
Etiquetas:
III Ciclo de Música Sacra
20 de setembro de 2010
III CICLO DE MÚSICA SACRA
Já acabaram as férias e estamos a preparar-nos para o III Ciclo de Música Sacra.
A seguir apresentamos o cartaz provisório e as datas dos concertos.
Se estiverem interessados, podem desde já apontar estes dias nas vossas agendas.
Todos os concertos serão acompanhados a órgão
pelo Dr. Luis Cerqueira.
Sábado 2 de Outubro de 2010, às 21h30,
na Igreja Matriz de Cascais.
na Igreja Matriz de Cascais.
Sábado 9 de Outubro de 2010, às 21h30,
na Igreja Santo António do Estoril.
na Igreja Santo António do Estoril.
Sábado 16 de Outubro de 2010, às 17h,
na Igreja Nossa Senhora de Fátima na Parede.
na Igreja Nossa Senhora de Fátima na Parede.
Domingo 7 de Novembro de 2010, às 16h,
na Igreja Nossa Senhora dos Remédios em Carcavelos.
na Igreja Nossa Senhora dos Remédios em Carcavelos.
Sábado 13 de Novembro de 2010, às 16h,
na Igreja Santa Maria em Óbidos.
na Igreja Santa Maria em Óbidos.
Sábado 20 de Novembro de 2010, às 21h30,
na Igreja Santa Maria em Tires.
na Igreja Santa Maria em Tires.
Sábado 27 de Novembro de 2010, 15h00
na Capela do Hospital Sant'Ana na Parede :
Concerto de encerramento na Capela do Hospital Sant'Ana na Parede :
Etiquetas:
III Ciclo de Música Sacra
1 de setembro de 2010
ESTÁ A CHEGAR O FIM DAS FÉRIAS
As férias estão quase a acabar...
Acho que foram muito boas, já que dispúnhamos
desta piscina quente e deste belo barco oferecidos
pelos nossos imaginários e virtuais benfeitores.
É sempre bom sonhar...
Acho que foram muito boas, já que dispúnhamos
desta piscina quente e deste belo barco oferecidos
pelos nossos imaginários e virtuais benfeitores.
É sempre bom sonhar...
Espero que todos os elementos do coro puderam retomar energia para começar
um ano cheio de alegria em fazer aquilo que gostam :
cantar
um ano cheio de alegria em fazer aquilo que gostam :
cantar
Vamos continuar a esforçar-nos para que o público
esteja sempre mais satisfeito das nossas actuações.
A administradora do blog
Christine/soprano
Etiquetas:
HUMOR
29 de julho de 2010
FÉRIAS DO CORO.
O Coro Vox Maris está de férias
a partir de 27 de Julho e até 08 de Setembro de 2010.
A Direcção do Coro e a administração do blog
desejam a todos :
Se gosta de cantar, tem ouvido musical e é "afinado ", porque não se junta ao nosso coro?
Estamos a necessitar de vozes masculinas.
Se achar que se enquadra no nosso naipe, entre em contacto connosco através dos emails inseridos na coluna lateral direita e junta-se a nós
Estamos a necessitar de vozes masculinas.
Se achar que se enquadra no nosso naipe, entre em contacto connosco através dos emails inseridos na coluna lateral direita e junta-se a nós
em
Etiquetas:
FÉRIAS
27 de julho de 2010
Dia 26 de Julho de 2010 : 106º aniversário do Hospital Ortopédico de Sant'Ana
Para festejar o 106º aniversário do Hospital Ortopédico de Sant'Ana, uma Missa Solene foi celebrada pelo Senhor Padre Rafael, coadjuvado pelos Senhores Padre Alberto e Frei Rui e o nosso coro foi convidado para cantar todos os cânticos.
Repertório :
- Cantigo de entrada : Cantate Domino
- Kyrie : E. Mechelaere
- Salmo do dia
- Aleluia : Tollite Hostias
- Ofertório : Dextera Domini
- Sanctus : Santo de Shubert
- Pai Nosso gregoriano
- Cordeiro de Deus : Agnus Dei de Gounot
- Comunhão : Ave Verum de Mozart
- Acção de Graça : Signore delle cime
- Cantigo final : Canticorum
Para ver as fotos, basta clicar na foto abaixo :
![]() |
| Missa Solene do 106ª aniversário do HOSA |
A seguir à missa, às diversas cerimónias e ao almoço oferecido pelo Hospital e antes de cortar o bolo de aniversário, o nosso coro foi de novo convidado para cantar, desta vez, músicas mais ligeiras na Salão de Inverno.
Repertório :
- Erlaube Mir, Brahms
- Olhos Negros
- Vindimas, Lopes Graça
- Já os passarinhos, Lopes Graça
![]() |
| Almoço/concerto música ligeira/bolo de aniversário |
Etiquetas:
CONCERTO E FOTOGRAFIAS
8 de julho de 2010
A LINGUAGEM MUSICAL - parte 2
A CAPPELLA
Expressão italiana que significa " no estilo de igreja". Servia para indicar que uma composição a várias partes era destinada às vozes sem acompanhamento instrumental, ou, se os instrumentos intervinham, deviam seguir as vozes em uníssono ou à oitava, sem haver partes independentes. Hoje diz-se que uma obra é a cappella quando ela é escrita para várias vozes sem acompanhamento instrumental, seja qual for o seu estilo ou carácter. (N.R. A ortografia capella, que por vezes é empregada, não é correcta).
ACIDENTES
São sinais de notação musical colocados antes de uma nota no decurso de uma partitura, ou a seguir à clave para modificar a altura das notas colocadas na mesma linha ou no mesmo espaço. São 5 as espécies de acidentes :
- Sustenido (faz subir a nota meio-tom)

- Bemol (faz descer a nota meio-tom)

- duplo Sustenido (faz subir a nota dois meios-tons)

- Duplo Bemol (faz a nota descer dois meios-tons)

- Bequadro (a nota, anteriormente alterada por um sustenido ou por um bemol, retoma a sua altura normal, ou seja, torna-se natural)
Os acidentes são escritos numa partitura logo a seguir à clave ou no decurso do trecho musical. No primeiro caso tomam o nome de acidentes fixos e ao seu conjunto dá-se o nome de armadura de clave. Está é uma característica da tonalidade do trecho. No segundo caso, tomam o nome de acidentes ocorrentes. O efeito dos acidentes fixos mantém-se durante toda a composição, até que um acidente contrário o anule. Os acidentes ocorrentes só produzem efeitos dentro do compasso onde aparecem escritos.
CÂNONE
A mais precisa forma de imitação polifónica. Duas ou mais vozes sobrepõem-se em imitações do mesmo tema, entrando sucessivamente a intervalos de tempo próximos. (para ouvir - Bach, variações Goldberg - as variações cujo número é múltiplo de 3 são cânones; César Franck - final da sonata para piano e violino).
Maestro Rui Vicente Pinto
./...
Etiquetas:
DIVERSOS
3 de julho de 2010
CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA
Na Sexta-Feira dia 2 de Julho de 2010, teve lugar, na Igreja de S. Roque em Lisboa, uma celebração eucarística para festejar os 512 anos da Santa Casa da Misericórdia. O nosso coro foi convidado para se juntar ao Coral Rainha D. Leonor.
Etiquetas:
MISSAS
Subscrever:
Mensagens (Atom)










